terça-feira, 28 de outubro de 2008

Zeca Afonso

Zeca Afonso foi e continua a ser para muitos um homem de intervenção, quer pelas palavras que proferia, pelos versos que escrevia ou pelas musicas que tocava, e que de uma forma ou de outra marcaram eu diria várias gerações. 
Apesar de ter um grande trabalho com o fado de Coimbra, Zeca Afonso basceu em Aveiro e faleceu em Setubal, sinal que nós todos somos do mundo.
Zeca Afonso vai para Coimbra em 1940 e começa a cantar por volta do quinto ano no Liceu D. João III. Os tradicionalistas reconheciam-no como um bicho que canta bem. Inicia-se em serenatas e canta em «festarolas de aldeia». O fado de Coimbra, lírico e tradicional, era principalmente interpretado por si. Toca com Adrinano Correia de Oliveira e Rui Pato entre muitos outros.
Homem de ideias firmes torna-se um dos símbolos de resistência antifacista, tendo sido perseguido e detido pela PIDE  diversas vezes. Grandola Vila Morena um dos simbolos da Revolução dos Cravos é de sua autoria, e mesmo após a Revolução de 25 de Abril, nunca deixa cair a intervenção politica, continuando a cabtar temas ainda hoje recordados por todos nós. A doença levou-o, mas para nós deixou um legado enrome de Intervenção Politica e Social através dos seus versos e musicas.
Em  1983 já Zeca Afonso estava doente foi-lhe atribuida a "Ordem da Liberdade" mas Zeca Afonso recusou, o mesmo se verificou em 1994 com nova tentativa a titulo postumo, mas a sua mulher também recusa, dizendo que, se o marido a não tinha aceitado em vida, não seria depois de morto que a iria receber.
_____________________________________________________________________________
Traz outro amigo também

Amigo
Maior que o pensamento
Por essa estrada amigo vem
Não percas tempo que o vento
É meu amigo também

Em terras
Em todas as fronteiras
Seja benvindo quem vier por bem
Se alguém houver que não queira
Trá-lo contigo também

Aqueles
Aqueles que ficaram
(Em toda a parte todo o mundo tem)
Em sonhos me visitaram
Traz outro amigo também

José Afonso

Para quem tiver saudades e quiser rever e re-ouvir aqui fika um link:


Sem comentários: