quinta-feira, 2 de outubro de 2008

RECIBOS VERDES

Em tempos chamaram-lhe Geração Rasca, agora é a Geração RECIBOS VERDES

Nunca fazem greve porque os seus empregos são demasiado precários e habituaram-se a ser pouco reinvidicativos. Talvez pelo trauma de voltarem a ser chamados rasca de cada vez que se lembram de manifestar insatisfação por algo que não é considerado um ideal 'maior'.
Vivem sem saber se terão trabalho no mês que vem, fazem um novo tipo de 'biscate'. Entre o recibo verde e a bolsa de investigação, sorte têm aqueles que conseguem um contrato - a termo, é claro - e, já agora, por mais de um ano.
O 'pessoal da bolsa de investigação' chega aos trinta (e tal) sem nunca ter feito um único desconto para o Estado, apesar de trabalhar há anos, sem nunca ter recebido um subsídio, sem quaisquer regalias sociais. É um estatuto cada vez mais comum que pode durar anos.


Trabalham sempre para a mesma empresa, obedecem a ordens de chefia, tem horário e local de trabalho e utilizam os meios da empresa no desempenho da sua profissão.

Não são é um recibo verde, a empresa não está a cumprir com a lei pois teria que os passar aos quadros laborais da empresa

O recurso ao ministério do trabalho ou tribunais são hipóteses a ponderar, mas certamente que ao fazerem isso a empresa para quem trabalham deixará de solicitar os seus serviços, muitos ficam de mãos atadas perante esta situação.

Mas se tem conhecimento de casos idênticos a estes, façam a sua denúncia.
Quem ganha com isto são as empresas que fogem a encargos para com os trabalhadores e despesas fiscais.

É uma vergonha o que se passa no mercado de trabalho, em termos de Recibo Verde.

O Espírito do recibo verde, é facultar a pessoas como Médicos, Arquitectos, Engenheiros, Advogados, pessoas fazem trabalhos para diversas entidades, em Regime de Independência a possibilidade de passarem um documento em como receberam um determinado valor por um determinado serviço.

Neste momento as empresas usam e abusam destes esquemas ilícitos para Roubar os Funcionários, e Roubar o Estado.

Ao contratar com recibo verde, poupam 24% de descontos para a segurança Social, não fazem Seguros de Acidentes de Trabalho, não pagam Férias, SUbsidio de Férias de de Natal, despedem quando querem sem dar satisfações.

UMA VERDADEIRA VERGONHA.
E há Governo que ponha a mão nisto?? Não há.

José Sócrates penso que quis abanar um pouco, mas foi pouco mesmo. Obriga agora as empresas a pagar 5% para a Segurança Social em vez dos 0% antigos.

Em vez de as proibir de usar Os Recibos Verdes para quem é Contratado para trabalhar 9 to 5 x 12 meses por ano e entra e sai todos os dias pela mesma porta.

Em todos os casos de recibos verdes, não se tem direito a qualquer subsídio, quer seja de desemprego, férias ou natal ou mesmo baixa por doença. Apenas contará para o subsídio de reforma.

Tamos feitos




Sem comentários: