sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Coimbra - Que Saudades de ti


"Legenda - Bairro Marechal Carmona no inicio - Anos 50"
Hoje o Bairro Norton de Matos


Os meus últimos dias têm sido um verdadeiro turbilhão de recordações, factos e tempos que embora passados entre 1959 e 1982 o tempo em que vivi em Coimbra, me saltam à mente de uma forma espontânea, alegre e de muita saudade. Saudade de lugares, pessoas e acontecimentos que marcaram pessoas e toda uma geração. Nos últimos dias consegui re-encontrar amigos que não via nem falava desde inicio dos anos 80, com quem passei dias, meses e anos em simples brincadeiras de quintal, a jogar aos Cowboy's pelas ruas e praças do nosso querido Bairro, a fugir dos carros da policia, os do "carro Nivea" que já nesse tempo se preocupavam muito com putos como nós que apenas aproveitavam espaços como as Praças de Cabo Verde, Açores ou Timor que o Regime de Salazar nos tinha dado para brincar.
Um desses amigos deu-me a conhecer um Blog - http://cavalinhoselvagem.blogspot.com que fala do nosso Bairro e de gente que fez História, eu diria que ajudou a crescer o Bairro e a dar-lhe a fama de que viver no Marechal Carmona era fixe. Cafés como o Samambaia e o Monaco deram fama ao Bairro e vinha gente para encontrar amigos moradores.
Quem me conhece bem sabe que sou amigo do meu amigo, e que hoje sinto saudade e remorso por durante todo este tempo não ter tido contacto com uns putos porreiros, com quem andei no Colégio na Praça de São Tomé e Príncipe, propriedade do Professor Ilharco e da Esposa também Professora, que como todos na altura tinha a Régua Verde e a menina dos 5 olhos
as quais provei por diversas vezes. Putos com quem gamei ameixas dos quintais, sim porque o nosso Bairro estava carregado de árvores de fruta, ameixas, pêssegos, nêsperas, era um fartote. Tanta coisa se fez, campeonatos de Botão (Imaginam os nosso filhos da jogar ao Botão? ) campeonatos de Subuteo, sim porque não havia Play Station mas a malta gozava á brava. Ainda se lembram deste pano verde e da bonecada??
As corridas de carros, ora nas pistas eléctricas, ora em pistas desenhadas no chão a giz, em que passava-mos horas entretidos, imitando os nosso pilotos preferidos da altura, Jackie Stewart, Ronie Peterson, Emerson Fittipaldi, Jody Scheckter, Mario Andretti, James Hunt e tantos outros, empurrando as nossas miniaturas até à linha de chegada. Tempos fabulosos.
Mas como o a vida ainda nos dará algum tempo para por cá andar, estou convicto que ainda passarei convosco bons momentos, não só para recordar, mas para partilhar no futuro.

Coimbra têm mais encanto, na hora do re-encontro.... digo eu.
Abraços aos meus amigos da Rua C – Rua Frei António Taveira
do Bairro Marechal Carmona, actual Bairro Norton de Matos.

Pedro Pontes, Paulo Gaspar, Zetó Gaspar, Gracinha Gaspar, Luís Garção, José Alberto Morais, Clarinha Morais, Vinhas, José Rodrigues, uma lembrança para o Zé Neves estejas lá onde estiveres.




Sem comentários: