quinta-feira, 23 de outubro de 2008

José Rodrigues dos Santos

Agradar a gregos e troianos, sempre ouvi dizer que é impossível. Então quando se trata de pessoas, ainda por cima pessoas que passam para o papel ideias, pensamentos, formas de estar ou de ver a vida, que formam opiniões sobre temas polémicos, bem então é que é complicado.
JRS acabou de lançar mais um livro. Depois de:
A Ilha das Trevas em 2002
A FIlha do Capitão em 2004
O Codex 632 em 2005
A Fórmula de Deus em 2006
O Sétimo Selo em 2007
Chega:
A Vida Num Sopro em 2008

Com 44 anos de idade o Jornalista/Escritor nascido em Moçambique, acumula amores e ódios de estimação e as noticias sobre a sua pessoa na Internet são mais do que muitas. Aqui vão alguns dos comentários que li:

1.
"Há uns meses, uma tia emprestou-me A Filha do Capitão de José Rodrigues dos Santos. Eu não pedi, eu queria dizer “não”, eu ia dizer “não, muito obrigado” mas acabei por dizer “ah que bom, muito obrigado”. Tias, quem não as têm?

Vai daí, tentei ler, vencer os preconceitos, não julgar antecipadamente, provar primeiro e apreciar depois. Não passei das três primeiras páginas. Ia-me engasgando. Por precaução li o resumo do livro, para o caso da tia perguntar, e devolvi-lhe o calhamaço rapidamente. Tias, quem não as têm?

http://absurdo.wordpress.com/2007/10/29/tias-quem-nao-as-tem/

2. "A Fórmula de Deus é simplesmente um livro impressionante, viciante, delicioso, educativo, esclarecedor, leva-nos a querer saber mais sobre o mundo que nos rodeia.

É ainda de referir a polémica existente à volta d’A Fórmula de Deus, em algumas críticas publicadas na Web é utilizado o termo plágio para descrever esta obra, todavia depois de ter lido alguma informação sobre a obra supostamente plagiada, “The Last Question” de Isaac Asimov, penso que é uma acusação um pouco injusta e irreflectida, afinal é possível partir do mesmo ponto e chegar a locais totalmente distintos.

http://resmasdereviews.wordpress.com/2008/10/15/a-formula-de-deus/

3. "Também um dos meus escritores favoritos. Falta-me ler um que ainda não tive tempo."

4. "Já li todos os livros dele e adorei-os a todos.
Mas tenho a destacar o livro "A Filha do Capitão". Uma história muito bem contada que me cativou da primeira à última página..."

5. "Não tenho nada contra o senhor, mas acho os livros dele intrgáveis! Já li os 3 primeiros e acho todos muito maus...são opiniões..."

Em http://arevoltadasideias.blogs.sapo.pt/16569.html

Por estes 5 exemplos, José Rodrigues dos Santos, padece de um mal maior da nossa Sociedade actual. O escárnio e o mal dizer por um lado, a liberdade de expressão por outro.

Sobre um livro pode-se gostar ou não, uma musica pode ser mais ou menos melodiosa, sobre uma Tela gostamos ou não gostamos, agora utilizar um meio como a Internet para simplesmente criticar, sem ter conhecimentos sobre no caso especifico, que trabalho de investigação foi feito pelo autor para escrever determinadas obras, acho pouco correcto.

Jo´se Saramago foi Prémio Nobel, eu consigo ler nada dele, tenho amigos que o devoram com escritor, poderei dizer mal dele só porque não o consigo ler??

Haja respeito por quem passa horas a puxar pela cabeça para nos entreter, quer ganhe ou não dinheiro com isso.

E o JRS têm uma frase com a qual concordo plenamente:

“Uma vida sem amor, é como um ano sem verão”

José Rodrigues dos Santos, inCodex 602″

Há por aí muita gente com falta de Amor, ou teriam mais tento na língua e respeito pelo próximo.

Para quem quiser visitar a página de JRS aqui fica o link.

http://www.joserodriguesdossantos.com

Já agora faço só um reparo, porquê uma página exclusivamente em Inglês??


Sem comentários: