domingo, 5 de outubro de 2008

Porque Hoje é Domingo


Bem para quem gosta de domingos tranquilos, tipo almoço em casa da família, pais, tios, primos, cunhados e afins, este é sempre um dia especial "tranquilamente movimentado" normalmente bem bebido, e claro, à boa maneira da família tradicional Portuguesa, depois da sobremesa, há que por a conversa em dia, não esquecendo nunca de comentar as Famílias dos outros, os casos dos outros, os dinheiros dos vizinhos, etc e tal, ou já não seria um Domingo. Um daqueles dias em que antes desta tranquilidade toda, se passou pela Igreja, ouviu-se o Sr. Padre com a menor atenção possível, (é complicado ouvir o sermão e ter o periscópio alerta em tudo e todos), e no fim claro, aceita-se o "corpo de Cristo" comunga-se com a maior das facilidades e tudo o que de mal se pensou e ou se disse do vizinho do lado, do colega, do familiar está esquecido, perdoado.
Óptimo, siga para a comezaina e de tarde, há tempo para mais mal dizer, porque de hoje a uma semana, volta a ser Domingo, e Deus perdoa-nos todas as semanas, basta ir lá à hora do Sermão.
Pois para mim, porque hoje é Domingo, como em todos eles, dedico-os à família e aos meus gostos pessoais mais requintados, e até gosto de me armar em rico, e ir tomar café à praia e pagar 1€ por uma bica, toma lá para aprenderes.
Hoje estava uma manhã fantástica, depois de uma bica "Algarvia", sim dizem que o Algarve é que é caro, um passeio em Leça junto ao ma, ora vai para lá ora vem para cá. E neste vai e vem a gente, eu e a Laurita temos tempo para apreciar e falar de muita coisa como calculam.
Como não vamos à hora do sermão, ficamos habilitados e passar umas semanas em pecado, porque nos apetece comentar a crise, os carrões á beira-mar (estarão pagos), os apartamentos com vista para o mar, ( A gente não compra pelo proximidade da Galp, só por isso), as tias ao telefone ao domingo de manhã, em plenas passagens de modelos no picadeiro, enfim, como vêm pontos de interesse nem faltam.
Após um passeio á beira-mar, um almoço à rico, sim porque hoje é domingo, um franguito assado com arroz e batata frita, e digo à rico porque não pode ser todos os domingos. Depois um cafézito e porque hoje até é Domingo, há que preparar para o meu Sporting, sim porque hoje é Domingo e há um Sporting-Porto e isso mais do que ser 5 de Outubro e ouvir o Cavaco falar da crise nos EUA, é muito mais importante.
Ganhar ao Porto sabe sabe sempre bem, mais até no Dragão do que em Alvalade. Ganhar ao Porto na era Paulo Bento vs Jesualdo Ferreira, é algo pacifico e normal, o que não estou a dizer que é fácil. Nada disso, ganhar ao Porto nunca é fácil, não porque seja o Porto por si só, acho que ganhar um jogo de futebol é complicado, os outros 11 também sabem alguma coisa e não são própriamente coxos.
No entanto ganhar ao FCP e nomeadamente a Jesualdo Ferreira, têm um certo sabor especial. É que o Lampião transformado Portista á pressa, ele que até entrar no Dragão nunca tinha ganho nada como treinador de Futebol.
Jesualdo nasceu a24 de MAio de 1946, têm por isso 62 anos, e na sua vida desportiva treinou clubes importantissimos tais como:

1981-1982 Rio Maior
1982-1984 Torriense
1984-1985 Académica
1984-1986 Atlético
1986-1990 Torriense
1990-1992 Estrela da Amadora
1995-1996 Far Rabat
1996-2000 Alverca
2000-2001 Selecção Sub 21
2001-2003 Benfica
2003-2006 Braga
2006-2008 FC Porto

Depois de sair de Braga começou a temporada 2006/2007 no Boavista mas com a rescisão de Co Adriaanse no Futebol Clube do Porto, rescindiu contrato com o clube do Bessa para assinar por 2 épocas pelo FC Porto.
Não me lembro que tenha ganho qualquer outro titulo ao serviço de algum clube que não seja o FCP, mas lembro-me do seu Benfiquismo aguerrido e conhecido por todos, mas como as mentes são curtas, esqueceu rápidamente esse seu Vermlehusco e rápidamente foi reciclado e fala à Dragão desde o 1º dia que pisou o "relvado Azul".

Ontem na habitual conferência de imprensa a antecder o jogo até teve lata para pressionar o arbitro Lucilio Batista, dizendo que esperava no final do jogo poder cumprimentar o Sr. arbitro pelo bom desempenho.
Deve ter sido isso que fez o ano passado no Dragão na única vez que ganhou a Paulo Bento, ao cumprimentar Pedro Proença por ter trasnformado uma bola que bate num jogador e vai para o guarda redes num atraso directo e por esse motivo ter arranjado uma maneira de o FCO marcaro único golo da partida. Caro Jesualdo olhe os telhados de vidro, e olhe que desse lado há bastantes.

Já Paulo Bento é um treinador Jovem, que apenas tem experiencia verde, a saber:
2008/09PortugalSporting
2007/08PortugalSporting
2006/07PortugalSporting
2005/06PortugalSporting
2004/05PortugalSporting

E a continuar decidido e determinado como o conheço, não tenho a menor dúvida que aos 62 anos que Jesualdo têm agora, não terá apenas 2 Titutlos de Campeão Nacional. É que treinar o Sporting não é o mesmo que treinar o FCP, e como diria Octávio Machado:

VOCÊS SABEM DO QUE É QUE EU ESTOU A FALAR





Sem comentários: