quarta-feira, 22 de outubro de 2008

PART-TIME

Não sei bem porquê, mas hoje apeteceu-me divagar sobre um tema muito em voga. Fala-se de PART_TIME por todo o lado, ligando-se o nome normalmente a Trabalho. Ao fazer uma pesquisa na NET sobre o TERMO, aparece algo muito vago mas muito correcto:

Um emprego part–time geralmente paga menos do que um emprego FULL_TIME, e possui menos horas de trabalho por semana. Geralmente os trabalhadores não tem nenhum benefício garantido (como plano de saúde) com empregos em part-time.

Mas como eu, acredito que haverá mais pessoas a utilizar esse termo, para outros assuntos que não só trabalho, fonte de eventual rendimento pecuniário. Agora faz-se tudo em Part_Time, estuda-se, namora-se, dança-se, faz-se Ginásio, e até já existem Famílias em PART_TIME, há até quem esteja casado em PART_TIME, porque em casa faz pouco mais do que dormir.

Ok ok podem fechar a boca de espanto, mas é a realidade, nua e crua desta nossa FULL_TIME vida, atarefada qb, com trabalhos a tempo Inteiro que nos deixam pouco tempo para outras actividades lúdicas, como sejam a de consumir até mais não puder,aquilo que as lojas que proliferam como cogumelos nos colocam à frente dos olhos, e à distância de um cartão de plástico transformado em Euros, pago ao final do mês com juros altíssimos, mas isso que importa. Abriu um Shopping novo, já lá fomos, e bolas, tivemos de consumir, pois não, se não fosse eu seria outro, e isso de nos deixarmos ultrapassar não pode ser.

Esta nossa apetência para em FULL_TIME, trabalhar, ir ao cinema, jantar no MAC, dar um salto à FNAC, fazer uma escapadela à Vodafone porque saiu um modelo de Nokia novo, e ver aqueles sapatos na Batta, deixa-nos obviamente com muito pouco tempo para aquilo que é realmente necessário, diria mais, imprescindível para o nosso bem estar social e mental.

Além disto, depois também há aqueles que apesar de não se deixarem corromper pelo consumismo,tem outro tipo de FULL_TIME, que lhes permite ousar pensar que podem ter uma FAMÍLIA em PART_TIME. Falo claro daqueles que se estão borrifando para os seus entes "supostamente" mais queridos, daqueles que apenas olham para o seu umbigo, tem as suas próprias dores de cabeça, umas depressões que lhes ocupam o tempo todo o tempo de PART_TIME disponível, sem sequer lhes interessar se aquele seu "ente querido" está bem, mal ou mais ou menos, mas há uma coisa que não falham, é de em PART_TIME, não se esquecerem que o tal "ente querido" faz anos, ou não se esquecem que 24 de Dezembro, "é por norma" véspera de NATAL, e então nesse momentos, largam a sua atarefada vida em "FULL_TIME" e dedicam-se em PART_TIME á familia, toca a pegar no Telefone e fazer o seu papel de seguidor de Cristo, a Familia em 1º Lugar, não faças aos outros o que não gostam que te façam a ti, cuidado porque depois a hostia no domingo cai mal para quem pecou, e não se confessou, sim porque pecar, bem pecar é a toda a hora, mas reconhecer que se peca, isso é mias complicado. É do tipo de gente que sempre fizeram tudo pelos outros e são uns mal entendidos, ok por isso tá tudo dito, NUNCA PECAM.

Agora pergunto eu, depois de tanto redopiar sobre um tema sarcástico, que roça por norma o ridículo, a que propósito preciso eu de uma família que apenas se lembra de mim em 2 dos 365 dias do ano???

Pois não preciso, e quanto mais velho estou, mais certo estou disso. em, ok, se calhar estou a ser duro, inflexível dirão uns !!! Não, não estou, é uma questão de ética familiar.

Ética é uma palavra que usamos amiúde, mas que parece não sabemos bem o que é, e como funciona. Esta palavra é escondida em falsidade e interesses. No âmbito familiar temos as contradições que são por demais evidentes, com o sentido de família completamente perdido, em que as pessoas apenas e só se encontram para comer e beber em casamentos e baptizados, em que aproveitam para pavonear as suas posses acumuladas e fazer passar os outros por Pés-descalços, ou em funerais, onde aparecem a chorar sobre a urna de alguém que em vida escorraçaram ou simplesmente ignoraram. Então se houver dinheiro para dividir, ui ui isso é que é baba e ranho.
Na sociedade actual,vemos todos a agir de acordo com os seus mais mesquinhos interesses pessoais.
Acho eu que infelizmente perdemos a noção e não me sinto capaz de definir a palavra ética quando penso em relações familiares
.

Quando penso nisso, relações familiares, lembra-me apenas e só PART_TIME, mas eu sou contra, desculpem-me.

Sem comentários: