sexta-feira, 22 de agosto de 2008

ESTADO DE ESPÍRITO

A esta tela, pintada em tempos, dei-lhe o nome de "Estado de Espírito". Quando a pintei, sinceramente não me recordo porque lhe dei esse nome, já lá vai um tempo, certamente algo se passou na altura para que isso acontecesse.
Hoje passou-me a sua imagem pela mente, e num minuto abri este blog onde não vinha desde Fevereiro.
"Estado de Espírito" - A liberdade é um estado de espírito, seja ela de que forma for, seja Liberdade de expressão, seja apenas e só a liberdade de pensar. a qual nos leva a excessos de raciocínio, que em muitas ocasiões, não passam de desvarios da nossa mente, dominada por incompreensíveis cristalizações de vaidade ou de orgulho. Criamos com o pensamento certos padrões convencionais de conduta que nos impedem qualquer acesso à possibilidade de pensar racionalmente em momentos em que pensamos que tudo está perdido.
"Estado de Espírito" - Desilusão, tristeza, falta de motivação, incerteza, abandono, cansado, esgotado e pensativo, tudo isto é um turbilhão diário de emoções fortes e marasmo absoluto.
Tal como a Liberdade, também a PAZ é um "Estado de Espírito", mas mais difícil de obter.
É em momentos assim, dizem, que os amigos são para as ocasiões, mas eu diria que é nestes momentos que ficamos a perceber que afinal não temos amigos.
Nada, mas mesmo nada acontece que nos faça ter esperança num futuro, não diria mais risonho, mas apenas num futuro menos problemático. Acordar de manhã torna-se complicado quando se têm de enfrentar mais um dia igual a muitos outros, e nestas alturas, as horas em que se dorme são as melhoras horas do nosso dia.
Ainda assim nestes momentos ainda nos resta a clarividência para pensar que afinal de tudo acordar, e com saúde continua a ser bom, que por esse mundo fora pessoas deixaram de acordar por motivos estúpidos, guerras, acidentes, doenças incontroláveis, e que uma réstia de esperança ainda se mantém viva para poder batalhar e continuar a viver, um dia de cada vez, e finalmente ter PAZ.

Sem comentários: