quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Maria João Sarmento - 30 de Outubro

Aqui a cota da minha irmã mais velha, entra a partir de hoje para a Equipa dos 60.  Os Sarmentos daqui desejam-te um dia muito feliz, junto dos que te querem bem, e que te possamos ainda ver fazer, 70, 80,90 e por aí fora.
Grande beijo de parabéns
Pedro Sarmento
Laura Sarmento
Pedro Tiago Sarmento
Ana Marta Sarmento
Inês Santos

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

PEDRO TIAGO - 30 DE OUTUBRO

Mr.PT como gosta de ser chamado faz hoje 19 anos de idade. Quem me dera?? Claro mas eu já por lá passei, agora é a vez dele na pujança da vida, lutar por ela e por um lugar ao sol nesta bola enorme, cheia de gente e de problemas vários , em que cada um têm o seu lugar e a sua quota parte na resolução desses problemas. Aqui fica uma pequena homenagem ao meu filho Pedro, bom rapaz qb, murcão quando calha, ás no Pro Soccer, e doido pela musica. Algums momentos da vida dele para partilhar:


Tudo começa com a espera..... quer dizer a espera é depois, começar começar foi mais cedo.









O dia seguinte com  a Inês a tomar-lhe o peso e a responsabilidade








Já em casa ao colo ca mamã.







Na rua com o pai babado.









Este fato foi comprado muito antes de nascer. Briosaaaaaaaaaaa
 












Desde pequeno que quer ser DJ







Ó pai isto não tem msn?? Tás tolo puto, isto é um 486 com disco de 20 Mb pá.... :-)







Uma recordação com o AVô Eurico.








Sporting Forever  com a Marta e a Xica.














Numa exposição de cães em Cantanhede.









Pensativo... não na escola !!!








Com as meninas da nossa vida.









Com as manas, na Queima das Fitas de 2008

O que faz a Idade, ou a eterna leveza de viver.

Quando idealizei este espaço, foi no intuito de passar para o Globalidade que somos hoje, muitos pensamentos, ideias, debates que tenho comigo próprio, noites sem dormir, coxichos de almofada sobre assuntos de natureza diversa, ou simplesmente deixar para a prosteridade, para os amigos e para quem quiser, aquilo que eu considero ser a  minha mania de escrever.
A semana passada comemorei 5o anos de vida e, ou é da PDI ou porque siplesmente sentimos que temos muito para contar sobre esses cerca de 18.250 dias, então dá-nos para remexer no baú e ir tirar ao pó acumulado ao longo de muitos anos, pessoas, factos, lugares e também claro fotografias.
Com o reunir de tanta prova, com a investigação feita muito através  da Internet (não é uma maravilha), re-descobri gente boa, amigos de jogo de bola na rua, até primas das quais não sabia o paradeiro. Vai daí, um espaço de escrita tornou-se também num lugar de encontros e re-encontros, uma janela para a vida de inumeras pessoas, para o reconhecimento de lugares que nos deixaram recordações fantásticas e das quais existe um lugar de onde não há virus ou bug que as possa incomodar.
E assim, e porque um Blog é aquilo que nos quisermos, tal e qaul o Natal é quando um homem quiser, este espaço passará a ser aquilo que o meu coração mandar, numca deixando de ser também o meu espaço de Escrita e de contestação, porque viver é isto mesmo, é mexer com o que nos rodeia.

O Antes e o depois

A propósito do meu re-encontro com Coimbra e com pessoas que não via há muitos anos, enviei para o http://cavalinhoselvagem.blogspot.com/ fotos minhas do antes e do depois, na tentativa de avivar a memória a algumas pessoas que certamente apenas me conheciam de vista, do Samambaia, do Monaco, do Vasco da Gama, do CRPopular etc, ou de pessoas como a JuJu que eu conheço pessoalmente mas que não se recorda cá da figura. Claro que não vou naquele espaço maçar o pessoal com inumeras fotos,nem esse é o objectivo daquele Blog, mas aqui no meu espaço, decidi dar-me a mostrar aos meus amigos com diversas fotos ao longo dos anos:
Não se assustem por favor.



Esta foto a preto e branco, foi tirada nas traseiras da Rua Pedro Alvares Cabral, entre os prédios e a então QUinta das flores, onde no verão se ía sempre trabalhar para ganhar uns escudos pró SG Ventil a 5.60 Escudos por maço, é obra.













Esta foto foi no Centro de Recreio Popular penso que num baile de finalistas mas já não recordo bem.
Acredito que terá sido por alturas de 1975/76. Na foto está a minha grnade amiga Paula Martinho da Rua Pedro Alvares Cabral, o casal ao lado eram amigos mas não lembro os nomes, reconheço o Diogo á esquerda, também nunca mais o vi, tal como o casal.






Esta maravilha em 1979 quando entrei na Marinha. Dizem que o meu filho Pedro é uma fotócopia deste gajo.










Aqui em finais de 1980 nos Açores ainda ao serviço da Marinha. De barba comprida que levantar cedo para a cortar era tramado.










Em 1981,no dia do meu 1º Casamento com a minha mãe. Podia aproveitar para dizer: Olha "cara dele" diz tudo, mas prontos acho que só tinha dormido mal, não era qualquer tipo de mau presságio. Deste casamento nasceu um filha fantástica, uma mulher excepcional, um ser humano superior, e só por isso já tinha valido a pena.






Em 1984, quando vivia em Lisboa








E aqui em 1984 com a Inês acabadinha de nascer, um dois mesitos talvez.













Em 1985 já em Coimbra com a Inês no Grande "portugal dos pequeninos"


















Uma foto de 1987, o ano em que deixei Coimbra em direcção á Maia.
























Ainda em 1987 já no Norte, mas com outra cara e a razão é da menina da foto a seguir.







Esta menina, é a mulher da minha vida. Aqui com menos 21 anos do que têm hoje já era uma beleza por dentro e por fora. Esta senhora mudou a minha vida.






De tal forma que a 26 de Janeiro de 1988 estávamos a cortar o bolo depois de colocar as alianças no dedinho.
Tão bonitos e tão novos. ehehe










Na lua de mel em Lisboa depois de passar por Coimbra, Cuba, Évora, Beja, Porto Covo e Sesimbra.






Em Espanha, verão de 1988. A Inês tinha acabado de dar um tombo e fazer um lanho junto a uma vista.






Depois do tombo veio a Bonanza, em Vila Moura a gozar o sol.












Em 1990, com o Pedrito com ums mesitos, já em Coimbra novamente.

.





Carnaval de 1991, de novo na Maia, com a Martita com 3 meses







Na Maia com a Loba, no verão de 1997











Para terminar uma foto nos Arcos do Jardim em Coimbra, em Maio de 2008. no dia do Cortejo da Queima das Fitas onde a minha filha Inês participou pela última vez, tendo terminado já o Curso de Engenharia do Ambiente.
Este menina, teve a bonita nota de 19 na defesa da sua Tese de Mestrado sob o tema " Avaliação Integrada da Microgeração com Sistemas Fotovoltaicos". É obra.
Uma foto com dois amores.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Zeca Afonso

Zeca Afonso foi e continua a ser para muitos um homem de intervenção, quer pelas palavras que proferia, pelos versos que escrevia ou pelas musicas que tocava, e que de uma forma ou de outra marcaram eu diria várias gerações. 
Apesar de ter um grande trabalho com o fado de Coimbra, Zeca Afonso basceu em Aveiro e faleceu em Setubal, sinal que nós todos somos do mundo.
Zeca Afonso vai para Coimbra em 1940 e começa a cantar por volta do quinto ano no Liceu D. João III. Os tradicionalistas reconheciam-no como um bicho que canta bem. Inicia-se em serenatas e canta em «festarolas de aldeia». O fado de Coimbra, lírico e tradicional, era principalmente interpretado por si. Toca com Adrinano Correia de Oliveira e Rui Pato entre muitos outros.
Homem de ideias firmes torna-se um dos símbolos de resistência antifacista, tendo sido perseguido e detido pela PIDE  diversas vezes. Grandola Vila Morena um dos simbolos da Revolução dos Cravos é de sua autoria, e mesmo após a Revolução de 25 de Abril, nunca deixa cair a intervenção politica, continuando a cabtar temas ainda hoje recordados por todos nós. A doença levou-o, mas para nós deixou um legado enrome de Intervenção Politica e Social através dos seus versos e musicas.
Em  1983 já Zeca Afonso estava doente foi-lhe atribuida a "Ordem da Liberdade" mas Zeca Afonso recusou, o mesmo se verificou em 1994 com nova tentativa a titulo postumo, mas a sua mulher também recusa, dizendo que, se o marido a não tinha aceitado em vida, não seria depois de morto que a iria receber.
_____________________________________________________________________________
Traz outro amigo também

Amigo
Maior que o pensamento
Por essa estrada amigo vem
Não percas tempo que o vento
É meu amigo também

Em terras
Em todas as fronteiras
Seja benvindo quem vier por bem
Se alguém houver que não queira
Trá-lo contigo também

Aqueles
Aqueles que ficaram
(Em toda a parte todo o mundo tem)
Em sonhos me visitaram
Traz outro amigo também

José Afonso

Para quem tiver saudades e quiser rever e re-ouvir aqui fika um link:


sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Coimbra - Que Saudades de ti


"Legenda - Bairro Marechal Carmona no inicio - Anos 50"
Hoje o Bairro Norton de Matos


Os meus últimos dias têm sido um verdadeiro turbilhão de recordações, factos e tempos que embora passados entre 1959 e 1982 o tempo em que vivi em Coimbra, me saltam à mente de uma forma espontânea, alegre e de muita saudade. Saudade de lugares, pessoas e acontecimentos que marcaram pessoas e toda uma geração. Nos últimos dias consegui re-encontrar amigos que não via nem falava desde inicio dos anos 80, com quem passei dias, meses e anos em simples brincadeiras de quintal, a jogar aos Cowboy's pelas ruas e praças do nosso querido Bairro, a fugir dos carros da policia, os do "carro Nivea" que já nesse tempo se preocupavam muito com putos como nós que apenas aproveitavam espaços como as Praças de Cabo Verde, Açores ou Timor que o Regime de Salazar nos tinha dado para brincar.
Um desses amigos deu-me a conhecer um Blog - http://cavalinhoselvagem.blogspot.com que fala do nosso Bairro e de gente que fez História, eu diria que ajudou a crescer o Bairro e a dar-lhe a fama de que viver no Marechal Carmona era fixe. Cafés como o Samambaia e o Monaco deram fama ao Bairro e vinha gente para encontrar amigos moradores.
Quem me conhece bem sabe que sou amigo do meu amigo, e que hoje sinto saudade e remorso por durante todo este tempo não ter tido contacto com uns putos porreiros, com quem andei no Colégio na Praça de São Tomé e Príncipe, propriedade do Professor Ilharco e da Esposa também Professora, que como todos na altura tinha a Régua Verde e a menina dos 5 olhos
as quais provei por diversas vezes. Putos com quem gamei ameixas dos quintais, sim porque o nosso Bairro estava carregado de árvores de fruta, ameixas, pêssegos, nêsperas, era um fartote. Tanta coisa se fez, campeonatos de Botão (Imaginam os nosso filhos da jogar ao Botão? ) campeonatos de Subuteo, sim porque não havia Play Station mas a malta gozava á brava. Ainda se lembram deste pano verde e da bonecada??
As corridas de carros, ora nas pistas eléctricas, ora em pistas desenhadas no chão a giz, em que passava-mos horas entretidos, imitando os nosso pilotos preferidos da altura, Jackie Stewart, Ronie Peterson, Emerson Fittipaldi, Jody Scheckter, Mario Andretti, James Hunt e tantos outros, empurrando as nossas miniaturas até à linha de chegada. Tempos fabulosos.
Mas como o a vida ainda nos dará algum tempo para por cá andar, estou convicto que ainda passarei convosco bons momentos, não só para recordar, mas para partilhar no futuro.

Coimbra têm mais encanto, na hora do re-encontro.... digo eu.
Abraços aos meus amigos da Rua C – Rua Frei António Taveira
do Bairro Marechal Carmona, actual Bairro Norton de Matos.

Pedro Pontes, Paulo Gaspar, Zetó Gaspar, Gracinha Gaspar, Luís Garção, José Alberto Morais, Clarinha Morais, Vinhas, José Rodrigues, uma lembrança para o Zé Neves estejas lá onde estiveres.




quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Livros e Músicas

Bem para quem faz anos, por muito que não se goste de somar, e eu já levo 50 como sabem, há o reverso da medalha, ou seja umas prenditas.
Então hoje dei um salto à FNAC e vai de aumentar a colecção de musica e mais um livrito com uns Cheques prenda da Filhota Inês, que ontem veio de Coimbra à Maia para jantar cá com o velhote.

"MEDO" de Jeff Abbott
Depois de "Pânico" que achei excelente Jeff Abbott regressa com este Thriller que dizem as criticas, é intenso e acelerado.
O autor têm mais obras, embora não publicadas em Portugal, aqui vai i endereço para quem tiver interesse em pesquisar.

http://www.jeffabbott.com/blog/



Em termos de música, a escolha hoje foi para este Álbum de Jazz fantástico da banda sensação de Debbie Jones, Justin Randall e Gary Barber.
No início, uma progressão de acordes, como se de um hino se tratasse, introduzem a voz principal do grupo, infundida de um estilo, inconfundivelmente, gospel que a pouco e pouco, se transforma em blues à medida que a melodia progride.
Um suave mas potente saxofone entra e as vozes de fundo aparecem para realçar o fogo soul da vocalista principal à medida que esta nos conduz a um final dramático.

Esta é a forma como o grupo Tipitina aborda a canção de Tom Waits que dá o título ao álbum. A música de abertura deste notável álbum que desde o seu início nos conduz por uma viagem musical em tudo relacionada com a noite de New Orleans, como se estivéssemos num bar em Bourbon Street a escutar uma banda típica da zona.

Tipitina foi buscar o seu nome à composição mais conhecida do “gigantesco” pianista de New Orleans, Henry Byrd (aliás, Professor Longhair). Este grupo integra a excepcional vocalista Debbie Jones, um pianista notável de blues/boogie/Rythm´n´Blues Justin Randall e um baterista versátil como Gary Barber. No seu álbum de estreia contam com a participação do guitarista Andy Jones, do saxofonista Boysen Battrume do baixo Tom Hill.

Doze variadas peças músicais incluindo outra balada ao estilo blues gospel, como “It Ain´t Gonna Worry My Mind”, um hino religioso celebrizado por Bill Taylor “I Wish I Knew How It Would Feel To Be Free”, o célebre hit de Nat Cole “That Jive Jack”, “Ain´t Misbehavin” de Fats Waller e “I never Fool Nobody But Me” de Dr. John.

Prosseguindo, a contundente voz de Debbie domina mas temos de fazer uma menção honrosa a momentos tão especiais como o boogie de Justin Randall no rock rápido de “Breaking Up The House”.

Estas canções estão separadas, inteligentemente, por pequenos interlúdios de piano de Justin Randall (menos de um minuto cada), dando tributo aos Grandes Mestres de piano de New Orleans, indo dos mais conhecidos como, Jelly Roll Morton, Fats Domino, Allen Toussaint, Dr. John e até aos menos conhecidos como Tuts Washington, Henry Butler ou James Brooker.
Provavelmente o tal toque latino que Jelly Roll Morton sempre referiu ser essencial ao jazz tenha encontrado a sua expressão máxima nos blues de New Orleans e nos Rythm´n´blues onde os ritmos latinos encaixam de forma única.

Agora, chega a revelação principal ! O grupo Tipitina não é de New Orleans, do “profundo” Sul e nem sequer é dos EUA mas, de Preston, Lancashire ! É realmente extraordinário como uma banda do noroeste de Inglaterra teve a capacidade e sensibilidade de capturar de uma forma tão profunda e notável o espírito de New Orleans.

José Rodrigues dos Santos

Agradar a gregos e troianos, sempre ouvi dizer que é impossível. Então quando se trata de pessoas, ainda por cima pessoas que passam para o papel ideias, pensamentos, formas de estar ou de ver a vida, que formam opiniões sobre temas polémicos, bem então é que é complicado.
JRS acabou de lançar mais um livro. Depois de:
A Ilha das Trevas em 2002
A FIlha do Capitão em 2004
O Codex 632 em 2005
A Fórmula de Deus em 2006
O Sétimo Selo em 2007
Chega:
A Vida Num Sopro em 2008

Com 44 anos de idade o Jornalista/Escritor nascido em Moçambique, acumula amores e ódios de estimação e as noticias sobre a sua pessoa na Internet são mais do que muitas. Aqui vão alguns dos comentários que li:

1.
"Há uns meses, uma tia emprestou-me A Filha do Capitão de José Rodrigues dos Santos. Eu não pedi, eu queria dizer “não”, eu ia dizer “não, muito obrigado” mas acabei por dizer “ah que bom, muito obrigado”. Tias, quem não as têm?

Vai daí, tentei ler, vencer os preconceitos, não julgar antecipadamente, provar primeiro e apreciar depois. Não passei das três primeiras páginas. Ia-me engasgando. Por precaução li o resumo do livro, para o caso da tia perguntar, e devolvi-lhe o calhamaço rapidamente. Tias, quem não as têm?

http://absurdo.wordpress.com/2007/10/29/tias-quem-nao-as-tem/

2. "A Fórmula de Deus é simplesmente um livro impressionante, viciante, delicioso, educativo, esclarecedor, leva-nos a querer saber mais sobre o mundo que nos rodeia.

É ainda de referir a polémica existente à volta d’A Fórmula de Deus, em algumas críticas publicadas na Web é utilizado o termo plágio para descrever esta obra, todavia depois de ter lido alguma informação sobre a obra supostamente plagiada, “The Last Question” de Isaac Asimov, penso que é uma acusação um pouco injusta e irreflectida, afinal é possível partir do mesmo ponto e chegar a locais totalmente distintos.

http://resmasdereviews.wordpress.com/2008/10/15/a-formula-de-deus/

3. "Também um dos meus escritores favoritos. Falta-me ler um que ainda não tive tempo."

4. "Já li todos os livros dele e adorei-os a todos.
Mas tenho a destacar o livro "A Filha do Capitão". Uma história muito bem contada que me cativou da primeira à última página..."

5. "Não tenho nada contra o senhor, mas acho os livros dele intrgáveis! Já li os 3 primeiros e acho todos muito maus...são opiniões..."

Em http://arevoltadasideias.blogs.sapo.pt/16569.html

Por estes 5 exemplos, José Rodrigues dos Santos, padece de um mal maior da nossa Sociedade actual. O escárnio e o mal dizer por um lado, a liberdade de expressão por outro.

Sobre um livro pode-se gostar ou não, uma musica pode ser mais ou menos melodiosa, sobre uma Tela gostamos ou não gostamos, agora utilizar um meio como a Internet para simplesmente criticar, sem ter conhecimentos sobre no caso especifico, que trabalho de investigação foi feito pelo autor para escrever determinadas obras, acho pouco correcto.

Jo´se Saramago foi Prémio Nobel, eu consigo ler nada dele, tenho amigos que o devoram com escritor, poderei dizer mal dele só porque não o consigo ler??

Haja respeito por quem passa horas a puxar pela cabeça para nos entreter, quer ganhe ou não dinheiro com isso.

E o JRS têm uma frase com a qual concordo plenamente:

“Uma vida sem amor, é como um ano sem verão”

José Rodrigues dos Santos, inCodex 602″

Há por aí muita gente com falta de Amor, ou teriam mais tento na língua e respeito pelo próximo.

Para quem quiser visitar a página de JRS aqui fica o link.

http://www.joserodriguesdossantos.com

Já agora faço só um reparo, porquê uma página exclusivamente em Inglês??